9 passos para um projeto de Educação Digital de sucesso

9 passos para um projeto de Educação Digital de sucesso

Hoje, a educação digital é uma realidade dentro das organizações. Assim, o questionamento “se devemos fazer” foi substituído por “como fazer um projeto de educação digital”.

Implantar e rodar um projeto desse tipo envolve características e detalhes singulares, que demandam um planejamento muito bem feito desde o início.

Neste artigo, compartilhamos 9 passos para um projeto de educação online de sucesso. É um guia com dicas rápidas para auxiliar os mais diversos projetos, em todas as suas fases. E é resultado dos mais de 20 anos de experiência da Ciatech nesse segmento.

 

9 passos para um projeto de Educação Digital de sucesso

 

1 – Alinhamento com o Negócio

Um projeto de educação corporativa de sucesso deve focar em iniciativas educacionais voltadas para o negócio, preparando o colaborador para melhor enfrentar os desafios da organização.

 

2 – Trilhas multimídia para construção de habilidades

Cada um de nós aprende de um jeito. Por essa razão, utilizar uma estratégia educacional que mescle diferentes tipos de mídia – vídeos, artigos, e-learning, games, cursos presenciais – pode ser mais efetivo do que apostar apenas em um tipo de treinamento. Identifique a melhor forma que cada trilha pode ser entregue e aproveite para aumentar o engajamento na plataforma.

 

3 – Protagonismo no aprender

O ponto-chave para o sucesso de um programa on-line é estimular o protagonismo do aluno e sua motivação em aprender. Dentro de uma plataforma de treinamento, é vital que o aluno tenha acesso a conteúdos organizados e customizados para o seu perfil dentro da organização.

Complementarmente a isso, são disponibilizados também caminhos para que o colaborador busque conhecimento a partir de sua própria motivação em aprender. Isso significa deixar o indivíduo escolher o caminho que deseja seguir e é essencial para transformá-lo em protagonista.

 

4 – Plataforma intuitiva e robusta

O software LMS (Learning Management System) é o coração do seu projeto de educação corporativa. Portanto, deve ser fácil de usar, com alto grau de usabilidade e que comporte múltiplos acessos. Ofereça a melhor experiência para o usuário.

 

5 – Integração das ações de educação

Processos dinâmicos significam agilidade e facilidade, tanto para o aluno quanto para o gestor do projeto de educação corporativa. Busque a sinergia entre as ações de educação, reunindo, por exemplo, avaliação de desempenho, mentoria, e-learning, certificados e cursos presenciais em uma só plataforma educacional.

 

6 – Aprendizagem formal + social

O que significa mesclar aprendizagem formal e social? Consiste em envolver as peças-chave do conteúdo e as atividades formais de aprendizado em experiências informais e conectividade. As atividades de aprendizagem social, como fóruns on-line, e as atividades colaborativas possibilitam a interação e a cocriação de soluções para desafios, gerando cada vez mais envolvimento do aluno com os temas que são centrais para o seu desenvolvimento e o da organização.

 

7 – Ambiente vivo

O usuário precisa identificar-se com o ambiente de aprendizagem on-line e acreditar em sua relevância. Para isso, é vital que o portal e todas as atividades que ali estão hospedadas sejam dinâmicos e constantemente atualizados, gerando curiosidade e o engajamento do aluno.

 

8 – Gestão educacional contínua

É fundamental acompanhar de perto o desenvolvimento do projeto de treinamento da sua organização, propor ações e soluções efetivas durante todo o percurso. Relatórios, acompanhamentos de indicadores, monitoria, análise de desempenho, estímulos e valorização dos colaboradores mais engajados fazem toda a diferença e tornam o programa de educação mais efetivo.

 

9 – Participação ativa da alta gestão

Nenhum projeto corporativo prospera sem o apoio da alta gestão. Com a educação corporativa não é diferente. Antes do seu projeto ir para o ar, sensibilize e envolva a alta gestão, mostrando o alinhamento das atividades e objetivos educacionais com os objetivos do negócio. Mostre também como a educação pode impactar positivamente o resultado da empresa. É importante que a Diretoria participe e se envolva diretamente no dia a dia do projeto e da plataforma, colocando-os na agenda da organização.

 

Faça o download deste artigo em formato PDF:

 

Quer saber mais sobre Educação Corporativa Digital? Entre em contato pelo telefone (11) 3469-1500 ou preencha o formulário abaixo:

 


 

Artigos Relacionados

SXSWedu 2017: Hacks de aprendizagem, uma educação superior digital e boas práticas na produção de vídeos educacionais

Tendências Digitais para considerar em seus projetos de Educação Corporativa Digital para 2017

Realidade Virtual: a experiência imersiva a partir do vídeo 360°

Como empresas aproveitam a tecnologia para redefinir a relação das pessoas com seu desenvolvimento.

A pergunta deixou de ser “preciso ter um projeto de e-learning” para “como fazer um projeto de e-learning”.

A interpretação correta de dados e informações é fundamental ao planejar o futuro e elaborar hipóteses de cenários.

Todos são líderes dentro de sua realidade. A liderança é uma condição que está em cada um de nós.

O que falta para aquelas pessoas esforçadas que colecionam trapalhadas e negociações frustradas?

Qual a diferença que você tem que os outros não tem? Quais adjetivos estão espalhando por aí sobre você?

Transformar ideias embrionárias em “grandes ideias” e fazê-las ser adotadas.

Prêmios colocam UniBB na vanguarda da Educação Corporativa

Metas em qualquer organização são um horizonte que funciona para sinalizar quais são as possibilidades de progressão.

A gestão da carreira é uma decisão individual, e de fato, depende da nossa ação o rumo que daremos na vida profissional.

Por que a Educação a Distância é vista, por parte dos professores que atuam na sala de aula, como uma aprendizagem que não funciona?

Ver mais