O papel da Educação Corporativa na Maturidade Digital da sua organização

O papel da Educação Corporativa na Maturidade Digital da sua organização

Alcançar a Maturidade Digital nas organizações não é um processo que acontece do dia para a noite. Trata-se de um processo, que deve ser planejado e construído.

A Educação Corporativa Digital, com seus programas de desenvolvimento e experiências de aprendizagem, tem um papel fundamental nessa transformação. Ela é um dos elementos-chave que permite às organizações desenvolver e alcançar essa maturidade.

Confira abaixo quatro recomendações para as empresas que estão construindo sua maturidade digital:

 

1- Permita-se pensar além, questionar e abrir espaço para experimentar soluções criativas e novas tecnologias  

Priorizar a inovação e incentivar seus colaboradores a adotar uma postura de experimentação é essencial para o “pensar digital”. É necessário assumir riscos e ser ousado para acompanhar a velocidade das mudanças do mundo digital.

Empresas que já estão nesse processo de amadurecimento digital estão simplificando suas estruturas e organizando equipes multifuncionais para tornarem-se mais ágeis e promover a colaboração.

As estruturas formais e hierárquicas, projetadas para tempos mais estáveis e menos voláteis, ficaram para trás.

 

2- Analise perfil, gaps e expectativas da função de seus líderes e colaboradores com foco na digitalização

Evoluir para competir em um mundo cada vez mais digital não é apenas implementar mais e melhores tecnologias. Trata-se de alinhar a organização da sua empresa com as exigências do ambiente.

Ao reorganizar as estruturas mencionadas no passo 1, observe as posições, gaps e habilidades de cada colaborador. É preciso repensar como e por quem os trabalhos são realizados e, a partir dessa análise, oferecer oportunidades digitais para seus funcionários.

Mais de 75% das organizações em fase de amadurecimento digital* oferecem a seus profissionais recursos e oportunidades para desenvolver sua inteligência digital.

Além disso, desde o onboarding, essas empresas já direcionam a criação de novos conhecimentos para a era digital através da prática on-the-job. Os profissionais precisam não apenas ter uma alfabetização digital, mas também ter fluência digital para performar bem no atual contexto tecnológico.

 

3- Desenvolva Competências essenciais

Para ser digital, uma empresa não precisa ter um especialista em tecnologia no comando.

Entre as habilidades mais importantes* para a condução da transformação digital de uma organização, estão: ter uma visão transformadora, ter um mindset orientado para a mudança e habilidades colaborativas.

Para a liderança, as principais características devem ser: capacidade de inspirar, gerenciar a complexidade e desenvolver uma cultura digital.

Tratam-se de habilidades que apoiam as pessoas na resolução de problemas dentro de um cenário digital.

 

4-  Invista e estimule a cultura e o pensar digital dos seus colaboradores

Desenvolver uma cultura digital pode exigir mudanças significativas no comportamento das empresas. Aumentar a eficiência, eliminar riscos e ampliar a margem de lucro não é a receita em um mundo onde os cenários mudam constantemente.

Uma cultura digital efetiva é o denominador comum que impulsiona os esforços digitais em todas as indústrias e estágios da maturidade digital. Uma vez que a cultura está no lugar, colaboradores comprometidos e engajados ajudarão a traçar e implementar as estratégias de vôo.

Somente quando cultura, pessoas, estrutura e atividades estão em sincronia, as empresas podem avançar com êxito e confiança rumo à sua maturidade digital.

 

A Educação Corporativa pode ajudar a sua empresa a acompanhar as mudanças do mundo digital. Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato pelo telefone (11) 3469-1500 ou preencha o formulário abaixo:

 

 


 

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Clique aqui e leia o artigo de Marisa Nannini, diretora de Mercado Corporativo da Ciatech, também sobre o tema Maturidade Digital.

*Fonte: Aligning the Organization for Its Digital Future. MIT Sloan Management Review in collaboration with Deloitte University Press.

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