Maturidade Digital

Por Marisa Nannini | Diretora Mercado Corporativo

A era digital inaugurou um tempo de transformações aceleradas. Para sair à frente e aproveitar as oportunidades desse novo contexto, as empresas passaram a ter que desenvolver a habilidade de se adaptar rapidamente.

Mas nem todos conseguem ter essa prontidão e desenvolver destreza digital de imediato em seus projetos de Educação Corporativa. Na verdade, cada negócio se encontra em um estágio de maturidade digital.

Mas o que é maturidade digital?

As organizações digitalmente menos maduras tendem a privilegiar tecnologias individuais e têm estratégias de T&D com foco operacional.

Já nas organizações mais maduras, as estratégias digitais de Educação Corporativa são desenvolvidas de olho na transformação do negócio – sempre partindo do ponto central que são as pessoas.

Os resultados apontam que apenas 15% das empresas nos estágios iniciais da maturidade digital — especialmente aqueles que ainda operam nos moldes do século 20 — possuem uma estratégia digital clara e coerente. Por outro lado, mais de 80% das digitalmente mais maduras possuem tal estratégia no lugar.

A conclusão é que o que impulsiona a maturidade digital é ter uma estratégia digital – de negócios e de Educação Corporativa – inteligível e concatenada, que transforme processos, o engajamento de talentos e o modelo de negócios.

Há inúmeros frameworks de estágios da maturidade digital no mercado que buscam elucidar cada etapa desse processo. O modelo abaixo, usando a velocidade como parâmetro, ilustra bem cada etapa com base em alguns fatores, como capacidade digital, competência e a propensão do negócio para se adaptar:

 

Pronta para começar

– Estrutura corporativa restritiva

– Cultura adaptativa não presente

– Habilidades digitais para questões ou tarefas específicas

 

Aprendendo a andar

– Pouca integração

– Cultura adaptativa emergente

– Digital tem valor estratégico

 

Ganhando velocidade

– Liderança digital

– Cultura de Tentativa & Aprendizagem- Processos possibilitam a mudança

 

Velocista

– Cultura adaptativa

– Processos digitais convergentes

– Conexão profunda com seus públicos

 

Mantendo o ritmo

– Precursor de cenários

– Modelo de Negócios adaptativo

– Focado no cliente

 

*Marisa Nannini é diretora da unidade de negócio para o mercado corporativo do UOL Educação/CiaTech. Possui mais de 25 anos de experiência executiva no desenvolvimento e expansão de Unidades de Negócio, posicionamento de marca e produtos e estratégia do capital humano. Sua atuação em grandes empresas multinacionais, nacionais e consultorias é voltada a planejamento estratégico, tecnologia, sucessão e desenvolvimento organizacional.

 

Faça o download deste artigo em formato PDF:

 

Fontes:

Adapt2Digital

2015 Digital Business Global Executive Study and Research Project

Artigos Relacionados

CONARH 2017 e O Poder da Influência

5 Drivers que já estão mudando o mercado como você o conhece

SXSWedu 2017: Hacks de aprendizagem, uma educação superior digital e boas práticas na produção de vídeos educacionais

Tendências Digitais para considerar em seus projetos de Educação Corporativa Digital para 2017

Realidade Virtual: a experiência imersiva a partir do vídeo 360°

Como empresas aproveitam a tecnologia para redefinir a relação das pessoas com seu desenvolvimento.

A pergunta deixou de ser “preciso ter um projeto de e-learning” para “como fazer um projeto de e-learning”.

A interpretação correta de dados e informações é fundamental ao planejar o futuro e elaborar hipóteses de cenários.

Todos são líderes dentro de sua realidade. A liderança é uma condição que está em cada um de nós.

O que falta para aquelas pessoas esforçadas que colecionam trapalhadas e negociações frustradas?

Qual a diferença que você tem que os outros não tem? Quais adjetivos estão espalhando por aí sobre você?

Transformar ideias embrionárias em “grandes ideias” e fazê-las ser adotadas.

Prêmios colocam UniBB na vanguarda da Educação Corporativa

Metas em qualquer organização são um horizonte que funciona para sinalizar quais são as possibilidades de progressão.

Ver mais