Os chamados “trabalhadores do conhecimento” são o maior ativo de uma Organização

Por Ciatech

O treinamento está diretamente ligado à aquisição de conhecimento. Os chamados “trabalhadores do conhecimento” são o maior ativo de uma Organização, pois possuem a capacidade de torná-la produtiva. Em um futuro cada vez mais presente, a única e verdadeira vantagem competitiva pertencerá aos profissionais capazes de identificar, solucionar e avaliar quando expostos a situações que necessitam de resolução de problemas.

O conhecimento não pode ser criado sem indivíduos. Em “Criação de Conhecimento na Empresa”, os autores Ikujiro Nonaka e Hirokata Takeushi afirmam que “conhecimento organizacional é a capacidade de uma empresa de criar novo conhecimento, difundi-lo na Organização como um todo e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas”. Ou seja, o conhecimento está na mente dos indivíduos e precisa ser compartilhado e transformado em inovação. Vale ressaltar que a criação do chamado “conhecimento organizacional” deve ser vista como um processo que amplia o conhecimento na empresa por meio dos indivíduos que a compõe, fazendo com que ele se solidifique como parte da rede de conhecimento da qual esta organização faz parte.

Para finalizar, gostaria de reforçar que o uso da informação tem papel estratégico no crescimento das empresas, já que sua organização e processamento podem gerar novos conhecimentos por meio do aprendizado. Ao criar novos conhecimentos, a Organização desenvolve novas competências e também aperfeiçoa os processos já existentes.

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